- Área: 997 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Günther Richard Wett
-
Fabricantes: Dinesen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos arredores de um vilarejo austríaco, cercado por montanhas arborizadas e ar puro e limpo, encontra-se um jardim de infância onde a natureza toma o centro das atenções. Madeira, madeira e mais madeira formam o cenário educacional para as brincadeiras e o aprendizado das crianças. O arquiteto Armin Neurauter e sua equipe venceram o concurso para o projeto de um novo tipo de pré-escola com espaço para a vida, o desenvolvimento e o estímulo didático para as crianças.
O projeto se destaca na paisagem como uma grande construção de madeira com ripas, também de madeira, formando a parte externa ventilada. Todos os aspectos do projeto estão impregnados de criatividade. Na madeira aparecem contornos de diferentes animais - borboletas, veados, um urso. Os sentidos do espectador são movidos e ativados com um único olhar para o edifício.
As áreas externas oferecem espaço livre para brincar. O pátio conta com uma fonte que conecta o nível da rua à área coberta da entrada. O jardim é um tapete verde de grama e plantas com um parquinho de aventura construído com elementos de madeira.
A área interna é projetada para atender uma ampla gama de situações, dependendo da função e das necessidades. O térreo iluminado, aberto e convidativo traz o ambiente externo e o fundo cênico através das extraordinárias aberturas envidraçadas que se estendem do piso ao teto. A pré-escola tem um refeitório, um auditório, salas para grupos e uma sala para atividades físicas com uma área de brincadeira e atividades físicas compartilhadas, centrada em torno de móveis de madeira com forma orgânica. Através de uma enorme abertura zenital, a luz penetra na construção desde o último pavimento até o nível do chão.
O calor e a simplicidade da madeira são a essência do jardim de infância, onde largas tábuas de piso Dinesen Douglas formam a base de cada sala, criando um efeito de sinergia em uma interação com paredes e teto em outros tipos de madeira. Em combinação com a paisagem externa, a textura macia e as qualidades sustentáveis da madeira garantem um ambiente equilibrado e acolhedor para o dia-a-dia e o bem-estar das crianças.
"Para transmitir a relevância dos materiais naturais e sustentáveis às crianças de forma lúdica, fizemos questão de utilizar matéria-prima orgânica. O piso Dinesen é ideal neste contexto e faz com que os diferentes espaços se misturem harmoniosamente. Achamos que as tábuas Douglas ajudam a transformar as áreas de movimento e os espaços abertos em agradáveis áreas de brincadeiras para as crianças". Armin Neurauter, arquiteto responsável. O projeto ganhou o prêmio BigSEE Wood Design Award em 2021.